Notícias
Mais Notícias
03
Jul
2013

O CRTR 3ª Região entrevistou o Presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Radiologia do Es

 

 

Pensamos que o Sinditraux está precisando de uma nova estrutura. De que forma será realizada a reestruturação do Sinditraux?

Talvez seja a tarefa mais difícil nesta caminhada. A reestruturação passa por resolver desde os problemas internos, como regularização de documentos que deixaram de ser atualizados ao longo de sua existência, até problemas relacionados à pouca divulgação do Sinditraux a nível estadual.
Entendemos que seja possível dentro de um curto prazo, estabelecidas algumas prioridades, conseguir
revivificar o nome do Sinditraux. Contamos hoje com alguns quesitos básicos para nossa reorganização e um deles é o departamento jurídico, que tem nos dado sustentação para a resolução de questões ligadas aos interesses dos profissionais.

Você acredita que esta é a melhor forma de resgatar a credibilidade do Sinditraux?

Primeiramente, entendo que nós só resgatamos alguma coisa quando um dia a conquistamos e a perdemos. E, na verdade, nós nunca conquistamos essa credibilidade. Agora estamos em busca de conseguir, no prazo mais curto possível, esta credibilidade, que é de fundamental importância para nossa existência. Estamos exaltando transparência como o principal caminho a ser seguido e trabalhando intensamente junto aos demais diretores, que somente agora foram chamados a participarem efetivamente de suas funções. A responsabilidades foram divididas e cada um participa ativamente para que possamos atingir um dos objetivos principais que é a confiança do profissional ao seu sindicato.

Fale-nos da necessidade de sindicalização dos profissionais da radiologia de nosso Estado no Sinditraux e por quê.

Estamos trabalhando em cima da mais importante base de um sindicato, que é sindicalização dos profissionais. Não está sendo fácil, porque o próprio sindicato deixou de lado este papel, que fundamentalmente fez com que o Sinditraux ficasse na obscuridade durante todo esse tempo. O objetivo de sindicalizar o maior número de profissionais possível é talvez a principal dificuldade neste momento, já que o profissional para e sindicalizar deve acreditar no seu sindicato e, só agora, estamos batalhando a conquista desta confiança. O Sinditraux conta, atualmente, com um total de 85 profissionais sindicalizados, sendo aproximadamente seis mil em todo o Estado, ou seja, estamos começando uma caminhada de longa duração. É preciso que haja conscientização de todos, participando e chamando também a responsabilidade para cada um, e cobrando do Sinditraux as questões convenientes, pois só assim poderemos estar representados fortemente diante de um sindicato patronal e negociar tudo o que for de interesse da categoria.

Qual mensagem você deixa para nossos profissionais?

Primeiramente, agradeço esta oportunidade através do presidente do CRTR 3ª Região, que pela primeira vez nos concede esse espaço para falarmos um pouco do Sinditraux a nível estadual. Quero pedir a todos, principalmente aqueles que estão iniciando a sua vida profissional, que dêem um voto de confiança a este novo direcionamento do Sinditraux, que tem uma dimensão extraordinária, mas que não foi explorada até hoje. Pretendemos, no momento oportuno, convocar novas eleições para dar oportunidade a todos os sindicalizados de construir a sua representação de uma maneira democrática. As perspectivas são boas, mas entendemos que as dificuldades também são muito grandes. É preciso que o profissional procure o Sinditraux, esclareça suas dúvidas e participe ativamente em defesa de seus interesses. Estamos trabalhando de forma contundente, diariamente, inclusive com reuniões aos sábados, e, o que é mais importante, abertas a todos que têm interesse em participar.

 

José Silvano Borges

Presidente do Sinditraux

Comente essa publicação

contate-nos